Medidas de controle erosivo
As medidas de controle erosivo estão relacionadas as ações que foram tomadas afim de evitar que erosões ocorressem, ou avançassem, durante o processo de instalação da CGH Ouvidor, mitigando assim, os efeitos negativos sob o curso d’água - como deposição de sedimentos-, e sob o solo.
Em função da instalação da CGH Ouvidor, houve no local movimentações de equipamentos em regiões próximas ao Ribeirão Ouvidor, sobretudo na região do barramento e casa de força. Sendo assim, fez-se necessário a adoção de medidas que visassem monitorar a presença ou não do surgimento de erosão. Além disso, foi realizado o monitoramento de sedimentos presentes no rio, a fim de permitir a avaliação de alterações possivelmente causadas pela obra e consequentemente adoção de medidas preventivas que mitiguem os efeitos deletérios sobre as águas nesse trecho do rio.
A utilização da grama nos taludes foi uma das alternativas adotadas contra o processo de erosão e/ou assoreamento. Com isso, a grama auxilia no fortalecimento dos taludes através de suas raízes, tornando-o assim, mais estável e menos susceptível às ações da chuva.
Comentários
Postar um comentário