Análise da qualidade da água do Ribeirão Ouvidor
As águas superficiais constituem-se em um recurso natural de grande importância, cuja qualidade deve ser preservada, tendo em vista sua rentabilidade econômica e suas principais utilizações: abastecimento público, irrigação, lazer, aquicultura, dentre outros (ESPÍNDOLA et al., 2002).
O Programa de Monitoramento de Qualidade das Águas Superficiais é de grande importância para observar os impactos ambientais causados pelo empreendimento nos corpos hídricos já que toda e qualquer alteração na qualidade da água que poderá ser causada por lixiviação, erosão, assoreamento, contaminação do solo podem afetar diretamente os recursos hídricos.
Na fase de instalação e operação, é necessário o monitoramento periódico das águas do rio para avaliar a qualidade deste corpo hídrico, assim, verificando se a instalação ou operação do empreendimento está afetando o corpo hídrico.
Diante disso, a Welt Energia, responsável pela gestão da CGH Ouvidor, realizou o monitoramento do Ribeirão Ouvidor duas vezes ao ano, a fim de avaliar se durante a instalação da CGH, houve alguma alteração da qualidade do corpo hídrico, e a partir disso tomar as medidas necessárias.
Vale ressaltar, que o monitoramento da qualidade do corpo hídrico continuará sendo realizado, enquanto o empreendimento estiver operando, a fim de avaliar se as operações estão afetando a qualidade da água do Ribeirão Ouvidor.
Comentários
Postar um comentário